Vivendo Em Sonhos Aleatórios

 

Tenho sonhado com coisas que não fazem sentido quando acordo. Lugares onde nunca estive, pessoas que não sei de onde vieram, conversas que parecem importantes enquanto duram e que desaparecem quase por inteiro quando abro os olhos.

Às vezes, sonho que estou viajando. Levo uma bolsa pequena, caminho por ruas desconhecidas e tenho a impressão de que alguém me espera em algum lugar. Não sei quem é, nem onde devo chegar. Sigo andando, tranquila, com aquela estranha certeza que só os sonhos conseguem oferecer.

Em outras noites, volto a casas antigas. Algumas existem apenas na minha memória. Outras parecem ter sido inventadas durante o sono. Abro portas, mexo em gavetas, encontro fotografias sem rostos e objetos que reconheço sem nunca os ter visto. Há sempre alguma coisa familiar naquele desconhecido.

O mais curioso é que, dentro dos sonhos, não costumo fazer perguntas. Aceito que uma rua termine dentro de um quarto, que o mar apareça atrás de uma janela ou que alguém distante sente à minha mesa e continue uma conversa interrompida há muitos anos.

A lógica fica do lado de fora, esperando que eu acorde.

Tenho pensado que os sonhos são uma espécie de visitação daquilo que não conseguimos organizar durante o dia. A memória abre suas gavetas sem autorização, mistura o que vivemos com o que desejamos, aproxima pessoas, inventa encontros. Talvez a noite seja o único lugar onde tudo isso possa acontecer sem precisar de explicação.

Há sonhos dos quais acordo sorrindo. Outros deixam uma saudade difícil de contar. Passo algum tempo na cama, tentando recuperar uma palavra, um rosto, o som de uma voz. Sei que, se me levantar depressa, tudo vai escapar. Fico quieta, procurando segurar os últimos pedaços daquela história, mas os sonhos têm pouca paciência com quem quer levá-los para a vida desperta.

Guardo apenas fragmentos.

Uma escada. Um abraço. Uma paisagem azul. Alguém que segura minha mão.

Esse último detalhe permanece comigo por mais tempo. Talvez porque existam gestos que a gente reconhece antes mesmo de compreender o que significam.

Durante o dia, sou bastante prática. Tenho compromissos, resolvo problemas, faço planos, presto atenção às coisas que precisam ser feitas. A vida exige essa organização, e eu aprendi a conviver com ela. Mas, quando durmo, alguma coisa se solta. Posso estar em qualquer lugar, encontrar qualquer pessoa, viver uma história que não caberia em nenhuma explicação razoável.

E gosto disso.

Não preciso decidir se os sonhos são lembranças, desejos ou apenas o trabalho misterioso de uma mente que continua ativa enquanto o corpo descansa. Também não preciso procurar mensagens escondidas em cada imagem. Há coisas que podem existir sem que a gente saiba exatamente por quê.

O que me intriga é a sensação que fica. Às vezes, acordo com uma alegria que não tem endereço. Outras vezes, carrego uma tristeza que não consigo relacionar a nada do dia anterior. Tomo café, olho pela janela, começo minhas tarefas. Aos poucos, aquela emoção se mistura às outras, mas não desaparece completamente.

Talvez os sonhos deixem pequenas marcas, dessas que não aparecem no espelho e nem precisam ser explicadas a ninguém.

Tenho vivido assim, entre os acontecimentos reais e essas histórias que me visitam durante a noite. Em algumas, sou mais jovem. Em outras, tenho a idade que tenho, conheço minhas limitações e caminho sem pressa. Há noites em que procuro alguém. Em outras, simplesmente passeio por lugares que não existem.

Nem sempre me lembro do final.

Aliás, pensando bem, quase nunca me lembro.

E pode ser que eu prefira assim. Certas histórias perdem alguma coisa quando chegam ao fim, quando todas as perguntas encontram respostas e cada personagem recebe seu destino. Nos sonhos, as portas continuam abertas. Posso voltar a um lugar que nunca existiu, reencontrar alguém que não sei de onde veio e continuar uma conversa cujo assunto esqueci.

Hoje, antes de dormir, não vou pedir nenhum sonho especial. Não quero escolher o cenário, o caminho ou as pessoas que estarão comigo. Deixo a noite cuidar disso.

Quem sabe eu viaje. Quem sabe encontre uma casa com janelas abertas, um jardim antigo ou uma rua que termine à beira do mar.

Quem sabe alguém me espere.

Amanhã, se eu acordar com alguma lembrança, tentarei guardá-la. Se não me lembrar de nada, também está bem.

A noite terá sido minha, mesmo que eu não consiga contar o que aconteceu nela.

E sigo vivendo, acordada e adormecida, entre aquilo que conheço e aquilo que nem sei que procuro. Há dias em que a realidade me surpreende. Em outros, são os sonhos que me levam para longe.

No fundo, gosto dessa possibilidade de partir sem fazer as malas, de encontrar sem marcar hora, de estar em lugares onde nunca estive e sentir saudade de coisas que talvez nem tenham existido.

Amanhã será outro dia.

E, quando a noite chegar, haverá novamente um mundo inteiro esperando atrás dos meus olhos fechados.

Silvia Marchiori Buss

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

As Bruxas Estão Soltas...

As Gavetas da Mente e Suas Chaves Específicas (Crônica)

Dona Alzira e o Último Brilho da Bola de Cristal